terça-feira, novembro 25, 2008

Acalme minha tempestade

Texto bíblico: Mt 8:23-27

Podemos observar que Jesus, voltando um pouco os versículos anteriores, que o Senhor vinha já de muitos acontecimentos. A cura de endemoninhados; A cura da sogra de Pedro; A cura do criado do centurião; E naquele momento, Ele e seus discípulos atravessavam o lago da Galiléia em direção Gadara. Jesus tirava um cochilo. Descansava depois de vários milagres e muitas caminhadas. Nada mais natural e oportuno. O corpo já não respondia, depois de tantos acontecimentos. Fico imaginando aqueles discípulos todos. Ali, próximos a Jesus. Acredito que todos sentiam grande confiança e segurança. Afinal de contas estava ali o Senhor. Encarnado. De carne e osso. E acometeu-lhes uma violenta tempestade, e todos ficaram inquietos e com medo, muito embora ali estivesse Jesus, não bastaram-lhes sua presença. Era necessário que ele fizesse algo. Afinal de contas a tempestade era violenta. Imagine você essa tempestade. Os discípulos deviam estar tremendamente atemorizados, com tanta água caindo sobre eles. O balançar do barco. E eles nada podiam fazer. Simplesmente aquele que ali estava dormindo. Muitas vezes, temos a certeza de Deus de confiarmos Nele, mas mesmos cônscios de sua existência, e convictos em nossos corações, não conseguimos acreditar que nossos problemas e dificuldades poderão ser solucionados. Queridos, quantas vezes ele têm nos dado certeza? Mostrado que é possível seguir adiante e que a nós, acreditar é o bastante. Assim, como os discípulos que tinham Jesus ao seu lado, mas sua presença não foi suficiente para eles acreditarem que aquela tempestade se acalmaria. Era preciso que o Senhor acordasse e fizesse a tempestade acalmar. Eram homens de pequena fé. Assim, como nós. Que titubeamos. Que não acreditamos que Jesus Cristo é o Senhor. Como a Elem falou no domingo. “Deus não conta com pessoas perfeitas”. Mas digo-lhes, é preciso acreditar. Jesus acalmou a tempestade. Será preciso que Ele se materialize para que você creia que tudo é possível àquele que crê?

Os discípulos ficaram extasiados quando Jesus acalmou a tempestade. Os ventos e o mar obedeceram a ele. Fico imaginando aquela cambada de discípulo. Todos tremendo. E num simples gesto do Senhor, maravilhados com poder e com o que Jesus pudera fazer. Eu acredito que eles não mensuravam quem estava ali ao lado deles. Pois, do contrário, não teriam sido incrédulos diante do episódio da tempestade. Estariam eles quietos, inapreensíveis, pois criam em Jesus e aquela tempestade se acalmaria rapidinho, bastando-lhes apenas crer e aguardar. Nós agimos com incredulidade. Acreditamos duvidando que é possível encontrar uma solução para nossos problemas. E deixamos de lado, realmente a quem servimos. Esse Deus grandioso. Poderoso. Pai. Tempestades existirão. Dificuldades e problemas. Mas, melhor vivenciá-los convictos de que o Senhor é Deus.

Por Eládio Batista

Nenhum comentário: