terça-feira, setembro 18, 2007

“SER CRISTÃO É CHIC”


Glória Kalil, uma das maiores autoridades brasileiras sobre etiqueta e moda, lançará em outubro um livro chamado: Alô, chics!
Nesse livro Glória Kalil relata sobre a necessidade de ética e etiqueta na vida moderna.
“Estamos num desses momentos da história em que tentar qualquer requinte é uma luta! É difícil até mesmo saber o que é chic. Há uma supervalorização da imagem, da aparência, dinheiro e visibilidade... a qualquer custo. Os egos estão em pleno delírio e não enxergam nada além do próprio umbigo (...) Quando se fica reduzido a uma só imagem – a própria figura no espelho – e se perde a perspectiva do outro, da totalidade, a vida fica limitada, pobre. Sem chance de ser chic. O que é uma pena.”
E, mais adiante:
“Está mais do que na hora de dar um parada, de reorganizar e dar sentido aos códigos e valores que andam por aí. Um pouco mais abertura, curiosidade e civilidade não faria mal a ninguém.”
Em outras palavras: “ Só é chic quem é civilizado.”


Quando li essas afirmações lembrei-me automaticamente de uns textos chics, de um livro de “etiqueta social”, a Bíblia. Em Gl. 5, fala sobre o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, mas lá na frente ... enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos... É ou não é chic!
Parece que todas as “regras de etiqueta” estão na Bíblia, se as cumprirmos, viveremos melhor e teremos um mundo melhor. Nem que o “mundo” seja as 5 pessoas que trabalham em nosso departamento, ou mesmo nossa família, ou qualquer outro setor da sociedade onde estamos inseridos. Nada utópico, realidade mesmo!
Às vezes, esquecemos que não podemos dirigir sem cinto de segurança, nem usar o celular ao volante, nem jogar objetos para fora do carro, nem mesmo paramos na faixa de retenção para que o pedestre passe tranquilamente. Buzinamos insistentemente para o carro da frente seguir e depois falamos: Sai da frente mané! Tirou a carta por telefone! Só podia ser mulher!
Algumas regrinhas de trânsito são apenas regras de educação, mas porque nós cristãos que temos a mente transformada e renovada agimos como todos?
“ Só é chic quem é civilizado!”
Essa regrinhas de civilização estão na Bíblia, com outras palavras: “Fazei o bem”; “Tende paz com todos...” ; “Com humildade e mansidão, suportai os outros em amor”; e ainda “Longe de vós toda cólera, gritaria ...”; “Seja a vossa moderação conhecida”; “A vossa palavra seja agradável” e tantas outras.
Podemos ser “modelos” de cidadãos relevantes numa sociedade caótica, sem ética ou escrúpulos; Podemos ser “modelos” de cristãos civilizados num mundo desordenado e sem valores morais.
A proposta de Jesus, não é só salvar o homem do pecado, mas também da imagem distorcida que o pecado causou, afinal, fomos criados a sua imagem e semelhança.
A proposta do cristão civilizado e cidadão relevante é tornar possível, como co-participante do Reino, a proposta "salvatória" e de "dignitude" em Jesus.
Afinal, “SER CRISTÃO É CHIC”


Por Karynne Batista

"Quando penso no meu Deus

Meu coração fica tão cheio

De alegria que as notas dançam

E saltam da minha pena;

E uma vez que Deus

Tem me dado um coração alegre

Serei perdoado

Se servi-lo com espírito prazeroso"

Franz Josef Haydn - músico