segunda-feira, maio 03, 2010

Quanto custa?




Constantemente somos incentivados a comprar, em especial em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, etc. Celulares e câmeras digitais estão no topo da lista de compras, até as crianças querem trocar seus brinquedos por essas maravilhas tecnológicas. Porém perfumes, roupas e acessórios também são oferecidos pela mídia.


Na verdade não há nada de errado em dar presentes, até Jesus ganhou uns presentes quando nasceu. A grande questão é: Será que não estamos esquecendo as prioridades?


Para nos fazer pensar sobre o consumismo, que nos consome (que infeliz trocadilho), a ONG tcheca People in Need lançou uma campanha em 2006/2007 mostrando africanos que vivem abaixo da linha da pobreza posando para a câmera com ítens que muitos julgam necessários.


Enquanto se pagava na época 24 euros (56,474 reais) em um óculos de sol, uma pessoa na África precisa apenas de 8 euros (18,824 reais) para ter acesso à água. Enquanto se pagava 35 euros (82,359 reais) por uma loção pós barba, uma pessoa precisava apenas de 6,50 euros (15,295 reais) para o básico de um novo lar. Enquanto se pagava 32 euros (75,299 reais) por uma bolsa, uma pessoa precisava de apenas 4 euros (9,412 reais) para garantir a comida de uma semana.


Nós dois (David e Aurycélia) acreditamos que um sistema social tão injusto, onde as pessoas são incentivadas a terem mais para se sentirem melhores e superiores não considerando a necessidade do próximo, é uma afronta a Deus. O ter não estabelece quem eu sou, ou qual é o meu valor, ou qual é o valor do próximo. Nossa oração é que isto se torne uma verdade nos corações e que jovens e adolescentes, os principais alvos do consumismo, saibam que eles valem mais do que o comer ou o vestir.


Por Missionários David e Aurycélia - Jocum/Rio