segunda-feira, novembro 02, 2009

Pregação

À vocês que me pediram a mensagem... está na integra. rsrsrs.
Deus abençoe.

Eládio Batista


Pregação – CULTO DE CEIA

Domingo, 01 de novembro

Graça e Paz a todos vocês meus queridos amados. Muito boa noite. Hoje é uma noite de festa, alegria, comunhão e ao mesmo tempo uma noite de introspecção, voltar-se a si e lembrarmos as nossas ações, atitudes, sondar nossos corações em relação ao próximo e mais ainda, relembrarmos Jesus em sua jornada, em suas caminhadas no intuito de pregar a Palavra de Deus, nosso Pai, a fim de que nós não nos percamos, mas que encontremos a verdade, com fé, em busca da vida ao lado de Deus.

Essa semana tive uma notícia ruim, que mexeu um pouco comigo porque perdi um amigo de infância, muito querido, que infelizmente foi mais uma vítima do vício e em conseqüência disso, pela necessidade do “crack”, foi assaltar um rapaz e era um policial, que reagiu ao assalto e deu cinco tiros nesse meu amigo de infância. Fiquei triste, mas comecei a pensar sobre a nossa realidade, não exclusivamente do Serviluz, mas de toda a nossa cidade e mais ainda, do nosso país.

Lembro-me quando mais novos, aprontávamos e eu era o que mais tinha vergonha de me achegar numa menina e chavecar, e quando isso acontecia, a galera ficava zoando comigo, tipo até que enfim, essas coisas. E lembro-me como minha adolescência foi boa, e o Daniel fez muito parte disso, desde a infância, quando brincávamos de policial e bandido, e eu queria sempre ser o bandido; nossas “carreiras” logo após apertar a campinha das casas, nossa “zoação” com o apelido de pessoas, enfim, fomos amigos, irmãos, fraternos, e comuns – tínhamos comunhão. Fomos coroinhas juntos.

E hoje, queridos com vocês gostaria de falar sobre comunhão, essa palavra que nos sugere boa convivência, respeito, consideração, serviço, empenho, dedicação, comum, igualdade para com as pessoas e acima de tudo, quando se é cristão, comunhão como reflexo de cristandade.

É comum escutarmos muitos irmãos reclamando de algumas atitudes de outros, e isso já demonstra que algo tem impedido uma vida fraterna abundante. E o que quero dizer com isso? Que fatores, detalhes, muitas vezes falta de compromisso tem prejudicado uma relação total de comunhão. E isso é muito prejudicial, para os envolvidos e mais ainda para a igreja.

Hoje, quero contar com alguns, é claro que esteja à vontade, mas precisarei de algumas pessoas para ler os textos, ou como quiser as passagens, que viajaremos hoje à noite.

TEXTOS-BASE:

Gênesis 2:19-20

Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.

Êxodo 3:11-15

Moisés, porém, respondeu a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”

Deus afirmou: "Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte".

Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"

Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".

Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

João 3:16

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo , não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

1 - Eu escolho caminhar com você, inclusive com Jesus, que nos espera fiel, responsável e compromissado, em amor e convívio para com meu irmão e Jesus (Acerca de Gênesis 2:19-20).

Desde o início Deus tem procurado comunhão com o homem. Embora, ao meu ver, a soberania de Deus seja absoluta, onde não houvesse necessidade de Deus buscar essa comunhão com o homem PORQUE DEUS É, EM PLENITUDE, mas por amor incondicional, que aí o meu intelecto não consegue alcançar, a partir de Adão e Eva, nos possibilitou um vida maravilhosa.

Perceba o respaldo do homem e o amor de Deus.

Somente alguém em quem Deus confiasse, pudesse assumir o papel de nomear os seres que Deus acabara de criar. É como se nós tivéssemos que delegar alguma função para alguém e com certeza, esse alguém, só seria possível confiarmos, se realmente essa pessoa nos passasse, responsabilidade, lealdade, compromisso, etc.

E naquele momento Deus estava contando com Adão.

Imagine você no Jardim do Éden, com toda aquela riqueza de fauna e flora, a relação estreita que você teria com Deus, com os animais em convívio, fazendo carinho em jacaré, beijando leopardos, brincando com sucuris, assim como Adão e Eva tinham, antes do comer da “maçã”?

Você já parou para pensar de como seria a nossa vida, se realmente não houvesse a mordida? Eu não quero aqui levantar a bandeira do ódio acerca de Adão e Eva, mas atentar você e eu, que escolhemos conviver em comunhão.

No início falei sobre o amigo que perdi, tive momentos que poderia ter falado de Jesus para ele, e talvez ele tivesse pego essa oportunidade, sei lá. Meu amigo escolheu não comungar com Cristo, não caminhar com ele. Qual será a sua escolha , comungar com Cristo, ou optar por algo melhor, se é que existe algo melhor que caminhar com Jesus?

2 – Deus tem nos convidado à comunhão com ele a partir de Jesus, a vivermos ao lado de Cristo, em busca de nos parecermos um pouco mais com ele em santidade, porque ele chama pecadores, e não os santos, ele chama os fracos, e não os fortes. Ele chama você (Acerca de Êxodo 3:11-15).

Eu fico imaginando como foi a receptividade de Moisés nesse momento em que Deus, teofanicamente, se apresentou a ele através da sarça ardente e o delegou essa função?

Mas, ao mesmo tempo em que imagino a reação de Moisés, eu me maravilho, porque assim como Deus creu, porque Deus naquele momento sabia que podia contar com Moisés e com o passar dos acontecimentos eles teriam uma relação de intimidade, porque você vê os fatos que aconteceram, e respaldam o que estou falando acerca da cumplicidade de Deus e Moisés. Ôxe, o homem bateu o seu cajado no chão e um mar inteiro se dividiu, e assim o povo de Israel conseguiu fugir dos babilônicos.

Você sabia que Deus a todo instante procura a sua cumplicidade? Você sabia que a todo instante Deus busca intimidade com você? Você sabia que Deus, se maravilha quando você entende da sua necessidade por Cristo, e o escolhe para uma nova oportunidade de vida e sonhos?

Você sabia que assim como Deus acreditou em Moisés, mesmo não sendo santo, mesmo não sendo perfeito, mesmo não sendo o melhor aos olhos dos olhos, Ele acreditou, Ele confiou, Ele creu, assim como acredita, confia e crê em você?

Sabe queridos, amados, Deus a todo instante nos convida a vivermos a comunhão com ele, em harmonia com a nossa realidade. Ele não difere, não separa, não distingue, nem muito menos deixa de entender quando você se sente fraco em meio ao caos da realidade da vida, quando se desnuda e nos requer até o nosso sangue como garantia de pagamento.

Assim, como ele se achegou a Moisés em forma de sarça, o delegou uma tarefa, que não foi tão fácil, ou mesmo facilmente recebida por Moisés, porque ele insistiu com Deus, e se? E se? E se? Mas Deus estava lá com Ele confiando que através dele aquele povo seria resgatado dali daquela opressão do Egito, porque quem estava falando era o EU SOU, sabe o que significa isso?

Nada mais, nada menos que o Senhor Deus, que tudo fez e que todas as coisas existem sobre as suas mãos. O Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, o Deus que confiou em Moisés e que confia em você, pelo amor, pela incondicionalidade, e aí muitas vezes você e eu nos engasgamos por coisas mesquinhas, porque nós escolhemos não ceder, não se abster, não recuar e acima de tudo, não confiar no poder de Deus e nem mesmo na nossa capacidade.

Ele conta com você e eu, pobres pecadores, que trabalhamos, somos sugados pelas nossas próprias necessidades, que buscamos melhorias e uma vida mais digna, para nós e nossos filhos. Ele busca comunhão.

3 - Não existe busca de comunhão maior que a prova de amor que Deus nos deu, ao entregar a nós o seu filho, único e precioso filho

Existe uma grandiosidade no amor de Deus para conosco. Existe busca de comunhão em função do amor incondicional de Deus. Sua busca nunca se limitou aos grandiosos, aos melhores, aos mais evidentes, isso a Bíblia nos respalda com histórias, com os fatos em que Jesus escolhe os menores para comunhão. Deus em nenhum momento se limita a escolher os crentes que aceitaram a ele, e sim aos que verdadeiramente fazem jus à suas escolhas, porque nós os escolhemos assim que o aceitamos. E como falei na semana passada, ninguém é escolhido por Deus, e não existem aqueles que são escolhidos para irem aos céus, e aqueles que são escolhidos para irem ao inferno, somos nós que fazemos as escolhas, e mesmo escolhendo a opção errada, o Pai assim estará conosco, crendo que nos arrependeremos e voltaremos a caminhar em comunhão com ele.

Não se engane achando que Deus nos direciona a optarmos por coisas erradas, que nos condena, Jesus veio para nos libertar, através da fé que temos no Senhor e pela Graça somos salvos dos nossos delitos e pecados e a todos é extensivo o amor. Jesus veio para todos nós.

E hoje, nessa noite de festa, oro ao Senhor que nós realmente compreendamos que necessitamos comungar com Cristo, buscar entender através de nossas fraquezas, de quem nós somos, melhores possibilidades de continuar e assim deixar transbordar a ação do Espírito Santo de Deus em nós, como co-participantes do Evangelho de Jesus e pessoas que souberam escolher o caminho e a verdade. E que essa prova de amor seja suficiente para entender que Ele está à sua espera, basta aceitar o convite e caminhar com Ele.

CEIA

E nessa trajetória, hoje celebramos a Ceia do Senhor, como momento de festa, de alegria, momento de relembrarmos Jesus, por nós, em nós, E SABERMOS QUE POR AMOR DE UM TODOS NÓS VIVEMOS EM LIBERDADE EM JESUS CRISTO.

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo.”

Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.”

ORAÇÃO FINAL

BENÇÃO

Que o amor de Deus, nosso Pai, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e as doces consolações do Espírito Santo estejam com todos vocês.

Nenhum comentário: