segunda-feira, agosto 27, 2007

O Espírito da Reforma


Para um tratamento evangélico dos outros pontos de vista cristão.

Muitas vezes, especialmente nesses dias, fico querendo defender minha idéias, pensamentos, até minha “religião”, chamando-a de Fé.
Li um texto que veio como flecha ao encontro do meu coração, ao invés de estraçalhar, ela simplesmente mostro-me o alvo.
Eis o texto de Charles Finney, retirado do livro A natureza e o caráter de Deus.
Mantenho-me sagradamente obrigado, não defender essas posições em qualquer circunstância, mas, pelo contrário, a sujeitar cada uma delas à mais completa discussão e a mantê-las como opiniões de qualquer outro, ou seja, se após maior discussão e investigação não encontrar motivo para mudar, mantenho-as com firmeza; mas se conseguir ver uma falha em qualquer delas, farei emendas ou a rejeitarei por completo, conforme exigir a luz complementar.
(...) A verdadeira coerência cristã não consiste em estereotipar as nossas opiniões e visões, recusando-nos a fazer qualquer progresso para que não sejamos culpados por mudanças; mas implica em manter nossas mentes abertas a receber os raios de verdade vindos de toda parte, e mudar nossas perspectivas, linguagem e prática tão freqüente e rapidamente quanto possível.

Nenhum comentário: